segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estratégias para engordar a produção intelectual


No momento que se discute uma nova carreira para os professores (e professoras) das universidades federais, é essencial que se discuta o que os programas de Pós-graduação, principalmente os da região sul e sudeste, chamam de “estratégias para elevar a produção intelectual”. Tenho a impressão que os números elevadíssimos (há áreas nas quais os professores produzem uma média 15 artigos por semestre), muito acima da média exigida, inclusive pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), são resultados de uma estratégia para “engordar” e não para elevar a produção da área. Conversas reveladas por coordenadores de Pós-graduação se não confirmam, deixam no ar suspeitas de que efetivamente ocorre uma espécie de “engorda” e não de produção efetiva. É correto, por exemplo, quem faz parte de uma subárea ou de uma linha de pesquisa de determinado programa de Pós-graduação aparecer como autor (ou co-autor) nos artigos que não escreve? Não se assume isso publicamente, no entanto, tenho sérias dúvidas de que isso não venha ocorrendo. Particularmente, considero esse tipo de prática reprovável. Por o nome de professores, apenas por serem de determinada linha de pesquisa, com o único objetivo de atender os critérios de produtividade estabelecidos pelos próprios colegas professores nos gabinetes de Brasília não pode ser considerado correto nem o padrão a ser seguido. Nesse momento de paralisação das atividades acadêmicas dos professores (e professoras) é fundamental que se discuta não apenas a relação da Graduação com a Pós-graduação, mas, a qualidade efetiva dessa produção, desses artigos. Comportamentos reprováveis do ponto de vista ético, se ocorrem, devem ser banidos e não incentivados.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.