domingo, 3 de junho de 2012

Escapadas noturnas na Educação Superior brasileira


Desde que entramos em, no dia 17 de maio de 2012, tenho ouvido absurdos, inclusive incentivos direitos a que cometamos pequenos delitos éticos que, aliás, se tornaram regra para boa parte dos professores (e professoras) universitários brasileiros: o bico. Os que nos detratam por estamos em greve, o fazem com o argumento de que somos “incompetentes” e não temos condições de conseguir “fontes alternativas” para complementar os salários. Pasmem, leitores e leitoras! Nossos colegas professores e grande parte dos estudantes nos incentivam a agir como se fossemos as “prostitutas da educação superior brasileira”. Somos contratados por 40 horas, com dedicação exclusiva. Recebemos uma miséria por isso. Talvez sejamos a categoria com a menor remuneração no Serviço Público Federal. E querem que, ao invés de lutarmos por uma remuneração digna. Por salários justos, condignos com o grau de preparação que de nós cobram, façamos bicos. E chamam esses bicos, essas “escapadas noturnas” ou nos horários vagos, de fontes alternativas de complemento dos salários. São essas mesmas pessoas que se dizem os mais competentes, os com maior capacidade de “captar recursos” que usam instalações, laboratórios, equipamentos e, inclusive, estudantes bolsitas, em benefício próprio. E são essas pessoas as mais incentivadas pelo Governo Federal, desde a era FHC e, de modo mais refinado, na era Lula, porque o Estado brasileiro não tem a menor intenção de investir na Educação. Menos ainda na Educação Superior. Por isso a política pública atual incentiva a concorrência interna, a briga fratricida por bolsas e projetos. Por fim, há incentivo oficial a essa divisão entre os professores “mais habilitados” a captar recursos, normalmente contra a greve, e os grevistas, considerados por eles como incompetentes, incapazes de conseguir “fontes alternativas”. Essas divisões sempre existiram. Apenas agravam-se durante a greve. Há os que defendem uma universidade pública, gratuita e de qualidade. E os que lutam pela universidade com investimentos públicos, mas, usada em benefício particular. E no meio desse caldeirão, querem que mudemos nossas convicções, não lutemos por uma carreira digna e complementemos, em escapadas indevidas, nossos salários. Tudo na mais perfeita hipocrisia. Será esse o exemplo que devemos deixar para as futuras gerações?

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.