quinta-feira, 14 de junho de 2012

Governo blefa na mesa de negociações da greve


O Governo Federal, derrotado em sua arrogância inicial de não querer negociar com categorias em greve, recebeu, dia 12 de junho de 2012, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes – SN), para, pasmem, leitores e leitoras, pedir uma trégua de 20 dias. Só essa atitude já demonstra que não há compromisso efetivo com a Educação superior e respeito aos professores. Afinal, como pedir 20 dias de trégua se há mais de um ano foram iniciadas as negociações para a Carreira e, na primeira reunião, o Governo diz que não tem proposta? O que se percebe é que, na mesa de negociações, o Governo e o Fórum de Professores das Instituições de Ensino Superior (Proifes) querem recuperar o terreno perdido junto aos professores (e professoras), ou seja, às bases. Após essa reunião, a mídia passou a divulgar que a greve será encerrada dia 19, pela manhã, com a nova reunião. Acontece que o Governo só se compromete a apresentar “um esboço de proposta”. Ora, como se pode retomar as atividades apenas em função de um “esboço de proposta”? Por trás desse “esboço”, o que há é uma tentativa de desmobilizar a categoria com essa “armadilha” de se propor a equiparação à carreira de Ciência e Tecnologia. Acontece que nada disso está formalizado. Claramente, o Governo começa a “jogar” com a possibilidade de os professores se dividiram com essa mera perspectiva de equiparação salarial. Trata-se de um blefe! Será um erro gravíssimo “balançar” numa hora dessas. É preciso manter-se em vigília e esperar que sejam apresentadas propostas formais e não apenas um esboço que apresente melhorias salariais e nada além. Ou se investe nesse conceito de carreira proposto por nós e entendido pelos colegas professores (e professoras) e pela sociedade. A perspectiva de equiparação e esse indicador da mídia de fim da greve para o dia 19 é falso. Tenhamos cuidado!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.