sexta-feira, 15 de junho de 2012

MEC: o Pilatos da Educação Superior


No dia 13 de junho de 2012, neste espaço, sob o título “Novo exemplo de expansão irresponsável” critiquei ferozmente a expansão irresponsável de 48 vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, e mais 80 vagas para o curso de Medicina em Coari. O fato foi divulgado nacionalmente e, pasmem, leitores e leitoras, pegou de surpresa até a reitora da Ufam, Marcia Perales Mendes e Silva. Pelo que foi apurado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou primeiro na mídia e só depois comunicou à reitoria a “autorização” das vagas. No fundo, é como se o MEC jogasse uma casca-de-banana para a administração superior da Ufam, como o fez com todo o processo de expansão. Uma espécie de Pilatos oficial: nós autorizamos as vagas, a Ufam as oferece se quiser. Na prática, o MEC joga a Ufam, e sua administração atual, contra a comunidade. Como explicar, em detalhes, o fato de não oferecer mais 48 vagas no curso de Medicina, em Manaus, considerado hoje um dos melhores do País? Autorizar as vagas, porém, sem nenhuma garantia e contratação de novos professores e investimento em infraestrutura, é de uma irresponsabilidade sem tamanho. É jogar fora todo o trabalho coletivo de soerguimento do curso de Medicina da Ufam, que saiu da nota 2 para a nota 4, numa escala de 1 a 5. Mais irresponsável ainda é “autorizar” 80 vagas para Coari. A unidade da Ufam naquela cidade não tem as mínimas condições de abrigar um curso de Medicina. Se duvidar, nem a cidade tem infraestrutura para tal. É por essas e outras do MEC que 59 reitores das universidades federais estão a favor da greve dos professores e cobram do MEC agilidade nas negociações. Pelo jeito, jogar a comunidade contra as universidades para que caiam nas armadilhas da expansão virou regra no MEC.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

2 comentários:

  1. Considerado um do melhores do país?!?! tá de brincadeira né? Ano passado o MEC quase reduziu o número de vagas do curso, assim como fez com a Nilton Lins! se não fosse a reforma nos hospitais.... O curso de medicina na UFAM é horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, o curso passou de 2 para 4. A nota máxima é 5. Ficou entre os melhores queiramos ou não, num esforço coletivo de professores, técnicos e estudantes da Faculdade de Medicina.

      Excluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.