terça-feira, 14 de maio de 2013

A desavergonhada venda de trabalhos acadêmicos


Sinto-me na obrigação de reproduzir um dos e-mails mais acintosos e desavergonhados que já recebi nos últimos tempos:

"Saudações acadêmicas...
______________________________________________________

Prezado(a)...

Após o seu contato inicial informamos que estamos no seu aguardo e de stand-by para o início dos trabalhos ao tempo em que reiteramos  que fazemos a orientação com sugestões de tema, de materiais, de leituras bem como correções, formatação e eventuais reuniões para ajustes da monografia (ou outra modalidade de TCCs - plano de negócios, relatórios técnicos etc)... caso não tenha tema... podemos sugerir diversos temas em função da sua área de trabalho.

Enfim... fazemos todas as etapas da orientação... inclusive os slides de apresentação...

No seu aguardo."

É um acinte e uma vergonha que se tenha esse tipo de prática feita por colegas professores. Mais ainda, de forma tão invasiva. Ora, jamais fiz contato com nenhum professor solicitando qualquer tipo de orientação de monografia, aliás, minha especialidade e área na qual tenho um dos livros que mais vendeu no Brasil, Guia para a Elaboração de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, pela Edicon, de São Paulo. Ou seja, é uma mentira deslavada o início da correspondência eletrônica: " Após o seu contato inicial informamos que estamos no seu aguardo...". O sujeito (é professor e não divulgarei o nome para evitar que os negócios dele prosperem mais ainda) tem um número de telefone para cada operadora de telefonia celular(certamente para facilitar o contato com os clientes), e-mail e Facebook. É de se lamentar que um professor com esta "envergadura moral" esteja em alguma universidade. Prefiro acreditar que se trata de alguém que não teve competência suficiente para ser aprovado em concurso público e, então, passou a vencer monografias. Só espero, também, que as monografias deles, vendidas aos estudantes, não sejam validadas pelos meus colegas professores.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

OBS: Post do dia 13/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.