domingo, 26 de maio de 2013

O círculo (nada) virtuoso das avaliações

Preocupa-me que haja um círculo nada virtuoso nas avaliações no Brasil, em todos os níveis. Antes de tudo porque, efetivamente, não existe avaliação na escola brasileira dos ensino Básico, passando pelo Médico e desembocando no Superior. No máximo, mede-se! E mede-se muito mal! Não se leva em conta as habilidades adquiridas ao longo da vida que, no entanto, não se adéquam as padrões da escola tradicionalmente bancária. Vive-se uma febre de "treinar" pessoas, agora, para serem aprovadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes o foco era treinar estudantes para os vestibulares. Como se pode pensar em mudar a sociedade, se o sistema educacional tem como foco a aprovação de estudantes para o nível Superior? Mudar o sistema de medição sem que se mude a filosofia, ou seja, o modo de olhar o sistema educacional, pouco mudará o olhar sobre o que deveria, efetivamente, ser um processo de avaliação. É fundamental que sejamos capazes de refletir com mais profundidade sobre avaliação e mediação. Só assim avançaremos em direção a um círculo que seja virtuoso e de avaliação contínua. Para o bem da Educação brasileira.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 25/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.