Preocupa-me que haja um círculo nada virtuoso nas
avaliações no Brasil, em todos os níveis. Antes de tudo porque, efetivamente,
não existe avaliação na escola brasileira dos ensino Básico, passando pelo
Médico e desembocando no Superior. No máximo, mede-se! E mede-se muito mal! Não
se leva em conta as habilidades adquiridas ao longo da vida que, no entanto,
não se adéquam as padrões da escola tradicionalmente bancária. Vive-se uma
febre de "treinar" pessoas, agora, para serem aprovadas no Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes o foco era treinar estudantes para os
vestibulares. Como se pode pensar em mudar a sociedade, se o sistema
educacional tem como foco a aprovação de estudantes para o nível Superior?
Mudar o sistema de medição sem que se mude a filosofia, ou seja, o modo de
olhar o sistema educacional, pouco mudará o olhar sobre o que deveria,
efetivamente, ser um processo de avaliação. É fundamental que sejamos capazes
de refletir com mais profundidade sobre avaliação e mediação. Só assim
avançaremos em direção a um círculo que seja virtuoso e de avaliação contínua.
Para o bem da Educação brasileira.
Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei
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OBS:
Post do dia 25/05/2013
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