sábado, 4 de maio de 2013

Pilatos midiático: a Propaganda que leva ao erro


Há, ainda, entre alguns estudiosos, quem defenda que nós, os comunicadores sociais, somo apenas mediadores. Esta é uma das visões mais atrasadas e canhestras que se pode ter do papel da mídia em uma sociedade. Desde quando jornais, rádios e televisões são neutros? Aceitar essa neutralidade aparente é entender os meios de comunicação de massa como se fossem "Pilatos midiático." Acreditar que o sistema da mídia distribui informações que não causam nenhum tipo de impacto na sociedade é, no mínimo, uma visão irresponsável sobre todas as profissões que compõem o espectro denominado Comunicação. Toda essa reflexão me veio à tona em função de um out-door posto na entrada da Avenida Djalma Batista, em Manaus, próximo à entrada do Amazonas Shopping. A peça era composta pela fotografia de um celular, ao lado da qual lia-se:"não leve trabalho para casa. Resolva tudo no caminho". Em seguida, o nome do aparelho: "Nokia Lumia 620". Na tela do celular fotografado estava a imagem de um programa de computador escrito "Oficce", certamente com o desejo de induzir as pessoas a acreditarem que o aparelho era um "escritório móvel". Tudo estaria na mais perfeita harmonia se, no Brasil, não fosse proibido dirigir e usar o aparelho móvel ao mesmo tempo. Por mais que os autores da peça tentem se defender argumentando que pensaram nos grandes empresários, que possuem motoristas e, ao transitarem pelas ruas, solucionassem problemas relacionados ao seu "oficce", trata-se de um tipo de propaganda condenável. Tenha sido essa ou não a intenção de quem elaborou a peça, nitidamente, o que se tem é libelo em favor do uso do celular ao volante. Este é um tipo de material que demonstra, de forma inequívoca, que não se pode ter a postura de Pilatos midiático. Vale refletir com mais profundidade sobre o assunto nas academias para que, pelo menos, se discuta essa ideia de que somos apenas mediadores, portanto, não temos nenhuma responsabilidade sobre o que escrevemos.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.