sexta-feira, 31 de maio de 2013

A difícil vida de professor universitário

Ontem, aqui mesmo neste espaço, publiquei uma postagem denominada "Professor ensina a escrever artigos de alto impacto". Pode parecer óbvio que um professor universitário esteja completamente habilitado a escrever artigos científicos. Em tese, está sim. Acontece, porém, que nem todos nós, os mortais professores universitários, estamos habituados às regras criadas pelos nossos pares, fincadas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o intuito de nos avaliar permanentemente. Além disso, não existem apenas regras da Capes. Para cada uma revista científica, nacional ou não, para cara corpo editorial, há uma visão diferente, um jeito diferente de os artigos serem aceitos (ou não). E é isto o que torna "a difícil vida de professor universitário", principalmente de quem participa dos programas de Pós-graduação das universidades brasileiras, uma permanente aventura. Principalmente para nós, os que habitam o Norte do País, a aventura de aprovar um artigo, ou projeto, é ainda mais penosa. Não que não tenhamos competência. O problema é que temos poucos doutores disponíveis para as numerosas atividades que somos levados a desenvolver em função da própria estrutura de financiamento das universidades brasileiras. Com isso, somos obrigados a dividir atividades administrativas com atividades, digamos, "produtivas" dos programas de Pós-graduação. Enfrenta-se, em verdade, uma sinuca-de-bico que termina por ser minorada com esse tipo de curso, de treinamento para a publicação de artigos. Não soluciona o problema, mas, pelo menos, nos aponta dicas interessantes para vencer as barreiras que nos são impostas, no mais das vezes, pelos nossos pares. Vale o desafio de vencer as adversidades e publicar artigos bem como aprovar projetos. Vale para professores e professoras!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 30/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.