segunda-feira, 27 de maio de 2013

Médicos acreanos para o Brasil

Há em curso, em Sena Madureira, cidade localizada a 144 da capital, Rio Branco, um fenômeno que, a se repetir nas demais cidades do Acre, em breve, muito em breve, terá repercussões em todo o processo de formação na área de Saúde, no Brasil: os filhos das classes média, média alta e até baixa são mandados para a Bolívia a fim de estudar Medicina ou Enfermagem. Muitos, começam pela Enfermagem para, em seguida, alçar voos rumo à Medicina. O sonho de consumo das famílias de Sena Madureira, de cursar uma Universidade Federal, como é a Universidade Federal do Acre (Ufac), qualquer que fosse o curso, parece ter sido substituído pelo antigo sonho de ter, na família, um médico. Com as facilidades de se cursar Medicina na Bolívia sem prestar o vestibular e, certamente, empurrados pelas dificuldades de concorrência por meio do Sistema de Seleção Unifica (Sisu), via Enxame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma leva se estudantes de Sena Madureira soma-se aos acreanos residentes na Bolívia. Não demora, e a questão da contratação emergencial de médicos cubanos será substituída pela discussão em torno da qualidade (ou não) dos médicos (e enfermeiros) acreanos formados na Bolívia. Os panos para as mangas brancas dos jalecos, ao que tudo indica, mal começaram a ferver.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.