terça-feira, 7 de maio de 2013

A metáfora do liquidificador na Educação


Quanto mais estudo sobre Teoria da Complexidade, "Nova Ciência" e quetais, mas me convenço de que os ditos teóricos modernos, de todas as áreas do conhecimento, beberam somente na fonte do biólogo austríaco Karl Ludwig von Bertalanffy. Ele é considerado o "pai da Teoria Geral dos Sistemas (TGS)", estudada principalmente na área de Administração, mas, mal e parcamente, interpretada pelos que se autodenominam entusiastas do "modelo holístico". O que hoje parece moderno (ou até pós-moderno) foi tratado por Bertalanffy, nos anos 20, quando começou a produzir seus primeiros estudos e a desenvolver, baseado, na Biologia, a ideia de que "o todo é maios do que a soma das partes". A paternidade de Bertalanffy, no entanto, é posta em cheque, porque, entre os anos de 1912 e 1917, o russo Alexander Bogdanov, criara a Tectologia, esta sim, a primeira tentativa da Ciência de "olhar" seres vivos como parte de um sistema. A Tectologia foi apresentada como a "Ciência das estruturas". Já naquela época, Bogdanov identificara três tipos de sistemas: Complexos organizados (o todo é maior que a soma das partes), complexos desorganizados (o todo é menor que a soma das partes) e complexo neutros (a organização e desorganização se anulam mutuamente). A verdade histórica é que Bogdanov é pouco lembrado até mesmo pelos "teóricos da complexidade" atuais e Bertalanffy parece ter tido uma "equipe de comunicação mais eficiente" a ponto de ganhar a paternidade da Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Afora o equívoco histórico, o que mais me incomoda atualmente é a interpretação que se faz do "modelo" da TGS. De forma reducionista, fala-se que um sistema é composto de entradas, processamento e saídas. Resolvi denominar esta forma equivocada e cartesiana de "ver" a TGS de "metáfora do liquidificador". Entender a TGS como entrada, processamento e saída é reduzir um estudo dos mais complexo a você jogar uma banana, uma mação, leite e açúcar e, do copo do liquidificador, tirar uma mistura denominada "vitamina". Penso que o equívoco está em usar o termo "processamento" como se significasse a mesma coisa que "processo". O que muda? Tudo! Ao mudar a perspectiva do olhar de processo para processamento, o que se tem é um modelo mecanicista, nada complexo, uma forma de ver o mundo tão tradicional quanto a cartesiana. Processo significa contínuo, em ação. Logo, a complexidade maior é, depois de o sistema, digamos, entrar em funcionamento, não se poder mais determinar o que é entrada e o que é saída. Eis o dilema para o qual só há reposta racional na perspectiva do olhar tradicional. O liquidificador, assim, estará ligado!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.