domingo, 5 de maio de 2013

MIT e Harvard em busca de doutores no Brasil


O todo poderoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), bem como as universidades de Harvard, Stanford e Columbia, da Califórnia, além de outras instituições norte-americanas estão com 1,5 mil bolsas de estudo integral para estudantes brasileiros cursarem doutorado completo naquelas instituições até 2015. As bolsas fazem parte do programa do Governo Federal Ciência Sem Fronteiras (CsF). O convênio com as universidades norte-americanas foi firmado por conta da viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos em abril de 2012 no entanto, desde então, por falta de divulgação ou pela barreira da língua, a procura dos estudantes brasileiros foi muito baixa. Isso motivou os Programas Acadêmicos e Profissionais para as Américas (Laspau), entidade associada à Harvard, a mandar sua representante ao Brasil, Angélica Natera, para divulgar melhor as possibilidades de bolas no País. Embora as exigências sejam de que os estudantes tenham apenas diploma de graduação nas áreas prioritárias do CsF (Engenharia, Tecnologias e Saúde) o número de candidatos pré-selecionados está próximo dos 100, quando o programa prevê ainda a seleção de mais 400 estudantes. A exigência de Inglês fluentes talvez seja a maior barreira para os estudantes brasileiros. Quem preencher os dois pré-requisitos pode ir ao link do site dos Laspau e fazer as inscrições para iniciar os estudos em 2014.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.