quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A lenda da Pós-graduação brasileira

Há uma lenda que virou regra nas universidades brasileiras: a de que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estabelece que o tempo máximo para o mestrado é de dois anos e para o doutorado, quatro anos. O que existe é o tempo de duração das bolsas de Demanda Social, que é de no máximo dois anos para o Mestrado e quatro anos para o Doutorado. Como tenho afirmado repetidas vezes, as universidades brasileiras praticam o que chamo de "perda de autonomia consentida". Passam a usar o tempo de duração de bolsas como único parâmetro possível para determinar o tempo de duração dos cursos. Não passa de lenda. É abrir mão da autonomia para garantir os recursos financeiros destinados ao estudante e fazer com que coincida com o final do curso. Nada mais que isso. A CAPES é a agência reguladora e financiadora ao mesmo tempo. Não é, no entanto, quem determina o funcionamento dos cursos de pós-graduação nas universidades brasileiras. Quem deve fazê-lo são as próprias universidades. Abrir mão desta prerrogativa não faz sentido.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.