segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A mais carola das instituições

Como forma de provocar meus colegas, sempre digo que a universidade, como instituição, só não é mais carola que o Exército e a Igreja. As manifestações odiosas, vazias e sem nenhum fundamento político contra quem votou em Dilma Rousseff (PT), vindas, muitas vezes, de colegas da própria universidade na qual trabalho, me fazem manter a dúvida: qual das três é a mais carola das instituições? Não, a universidade não é a mais carola das três. Tem, porém, representantes de todas as outras duas no dia a dia. Há Bolsanaros e Crivelas espalhados por todos os lados, travestidos do mais alto teor democrático. Convenço-me, também, que o fato de ser letrado não transforma ninguém em um alfabetizado político. Descobri, ainda, que os apelos da Tradição, Família e Propriedade (TFP) estão mais latentes do que nunca dentro das universidades brasileiras. E isso, talvez, seja resultado dos últimos anos nos quais se pregou o que chamei de "assepsia política" dentro das universidades: não se discute mais política em sala de aula. Se assim continuarmos, sentirei sempre a sensação de fracasso quando li mensagens odiosas e intolerantes em relação aos nortistas e nordestinos. Não quero mais me sentir entre as três instituições mais carolas da sociedade.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 26/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.