quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pós formativa, Graduação informativa

Quase sempre polêmico e provocador nas falas, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães, dentre tantas provocações, deixou mais uma boa dose de reflexão aos presentes na abertura do "I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOCIEDADE E CULTURA NA PANAMAZÔNIA: INTERDISCIPLINARIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS", ocorrida ontém, dia 14 de outubro de 2014, às 9h, no Auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Guimarães ressaltou a diferença crucial entre Graduação e Pós-graduação, muito comentada mas pouco entendida nas universidades brasileiras. Ele destacou que a Pós-graduação é formativa, baseada em "atividades obrigatórias" e não em disciplinas obrigatórias, o que não prevê, necessariamente, tempo de permanência em sala de aula. Diferentemente da Graduação que, no Brasil, é informativa, centrada no professor, baseada em tempo de permanência em sala de aula e transmissão de conteúdo. Refletir sobre essa diferença basilar para que se tenha uma Graduação de qualidade que alimente a Pós com estudantes de qualidade.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 14/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.