quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Educação doméstica é fundamental

As reações odiosas dos perdedores nas Mídias Digitais revelou-me uma verdade chinesa: a educação doméstica é fundamental. E não importa se essa educação doméstica se obtém na família tradicional ou nos núcleos familiares mais modernos. As reações destemperadas, odiosas e preconceituosas em relação aos nordestinos e nortistas de algumas pessoas nitidamente burguesas, antes enrustidas, demonstra que a fé cristã por eles pregada não passa de um invólucro de uma crença muito maior: a possibilidade de assepsia da raça humana. Valores universais de respeito ao outro, às crenças, às raças e às cores não fizeram parte da formação doméstica de um número considerável de pessoas que centram o discurso na superioridade da classe dos "mais letrados". Por mais que a escola tente mudar a visão de mundo de quem assim foi educado ao longo dos anos, pouca influência terá se, no núcleo familiar, as pessoas foram educadas para humilhar e pisar o outro. Há uma espécie de melancólica saudade dos tempos em que o comum era se dizer:"você sabe com quem está falando?" Fica fácil entender porque essas pessoas saem lépidas e faceiras dos vossos caros importados e tomam a vaga dos idosos ou portadores de necessidades especiais. Fazem-no por arrogância, para demonstrar poder. E demonstraram a arrogância congênita em cada letra postada nas Mídias Digitais. Há uma infinidade de pessoas que evoluíram do ponto de vista biológico do corpo mas ainda mantém a alma das minúsculas colônias que nos originaram.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.