sábado, 11 de outubro de 2014

Moralistas e reacionários de plantão

O que ha no Brasil de hoje não é apenas um movimento pela mudança. Ao que me parece, o que se tem é um movimento de reacionários e moralistas em prol do retrocesso. Bradam aos quatro cantos que querem a moralização do Brasil, que são cidadãos de bem, e, obviamente, que não pensa como eles são corruptos. Relembro o que postei no Facebook: "Algum de vocês teve de ir às ruas pela Educação nos governos do PT e do PSDB? Ainda lembra qual a diferença? Quantos de vocês teria ingressado nas universidades brasileiras sem a política pública implementada pelo PT? Será que um escândalo desses da Petrobrás seria tão amplamente divulgado e investigado em um governo do PSDB? Avaliarei muito bem cada uma das respostas antes de votar. Avalie também!" E avaliei mais, meus caros leitores e leitoras, se, estes que levantam o cutelo da moralidade, nunca, jamais, em nenhum momento da vida, "deram uma aulinha por fora", em uma universidade particular. Ou, quem sabe, não "deram o do guaraná ao policial corrupto" para se livrar da multa de trânsito. Será que essas figuras que pregam tanto a moralidade plena cumprem, por exemplo, a jornada de trabalho para a qual foram contratados? No caso dos professores e professoras, ministram mesmo as duas horas de aulas previstas? Ou nunca fizeram uma manobra proibida no trânsito? Nunca dirigiram alcoolizados? É muito fácil levantar a voz e exigir moralidade e honestidade de todo mundo. Mas, o Brasil só deixará de ser um País no qual a corrupção grassa, quando cada um de nós, nas coisas mais simples do dia-a-dia, eliminarmos a corrupção. E não colocá-la para debaixo do tapete. Exigir postura ética dos outros requer postura ética de si. Caso não, cobrar e arrostar ética não passam de atos de cinismo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.