quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A revolução silenciosa da Educação

A ideia de que a escola seja um aparelho ideológico do Estado, portanto, que só serve aos interesses da elite dominante não é de todo verdadeira. Talvez, em tese, até se possa imaginar que o seja, principalmente no capitalismo. Mas, é na própria escola que se pode formar (ou deformar) o cidadão. E é no processo desta formação que se pode provocar uma revolução silenciosa no modo de olhar o mundo. E só se muda a Educação quando se é capaz de mudar a perspectiva do olhar das pessoas, dentro e fora da sala de aula. Creio, portanto, que o grande desafio de um professor, de um educador, é mudar a perspectiva do olhar do estudante e da sociedade a respeito da própria escola. Quando isso ocorre, o sonho volta a se tornar possível. Pelo menos como uma meta a ser atingida pela escola em todos os níveis: a meta da mudança como parte natural do processo educativo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.