quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Educar é comprometimento e dedicação

Dois elementos essenciais ao processo de aquisição de conhecimentos, quase sinônimos, são comprometimento e dedicação. E, pasmem, leitores e leitoras, não se aprendem na escola. E estão relacionados com um termo quase sempre com carga negativa: a paixão. Na juventude, exageradamente, a mim se mostrou claro que "sem tesão" não se conquista nada. Brandamente, hoje, posso substituir o termo por "paixão" sem que a essência do antigo pensamento seja perdida. Comprometimento e dedicação podem ser resumidos em um único termo: paixão. E, sem paixão, não há aprendizado, não há educação. Conviver com professores e professoras pouco comprometidos, pouco dedicados, portanto, pouco apaixonados, destrói a autoestima e o "tesão" de qualquer estudante. E não me venham dizer que são apenas os baixos salários e a falta de infraestrutura que provocam o descomprometimento. Talvez seja, exatamente, a falta de amor, de paixão, de tesão pelo que se faz, certamente, combinados com a falta de bons salários, de infraestrutura, de reconhecimento por parte do Estado e da sociedade. Em educação, nunca um elemento apenas deve ser analisado. As variáveis se combinam para o bem e para o mal. Educar, talvez, seja um ato de amor e dor, ao mesmo tempo, como faces da mesma moeda. Temperados com todos os demais sentimentos, complexos, por isso inexplicáveis, que forjam a nossa formação como seres pensantes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.