sábado, 18 de outubro de 2014

As condicionantes da autonomia

A tão sonhada autonomia que tanto pregarmos e tentamos obter nas universidades brasileiras é uma utopia e de utopia não passará nunca. Antes de tudo porque, no mais das vezes, nós confundimos autonomia com soberania. Esquecemos que a primeira autonomia é a faculdade de "caminhar com as próprias pernas", porém, em relação com inúmeras variáveis. Todas, no entanto, interconectadas e, no fundo, teórica. Em tese, por exemplo, um avião tem autonomia de voo. Desde que sejam mantidas todas as condições de temperatura e pressão para o qual foi fabricado, bem como dos pilotos e equipe, até que o combustível termine, pois, ou tem de aterrissar para abastecer e para de voar ou cai. A soberania é a faculdade de tomar decisão e ninguém poder contestar. Você pode até não gostar da decisão de um rei, de um soberano, mas, é obrigado a acatá-la, a não ser que o Rei seja derrubado. Mesmo na soberania, há variáveis condicionantes. Por isso, afirmo: não há e não haverá esta teórica plena autonomia tão exigida pelas universidades.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 17/10/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.