terça-feira, 25 de setembro de 2018

Identidade de princípios e protesto


Tenho o maior cuidado do mundo com o uso do conceito de identidade, pois, levado ao extremo, pode descambar para o fundamentalismo. Em alguns casos, porém, há o que se aprender com o que se pode chamar de “identidade de princípios”, que moveu milhões de mulheres a se unir contra o fascismo nas eleições presidenciais deste ano. Um candidato, militar reformado, defensor da tortura, com flertes escancarado com a ditadura e o nazismo, nadava de braçada rumo à vitória. Eis que o candidato a vice desandou a soltar frases de efeito que atingiram frontalmente a “identidade de princípios” das mulheres. Ao que parece, o gigante acordou para a aventura ditatorial que corria o risco de se meter. O fundamentalismo é perigoso em todos os sentidos. Há momentos, no entanto, que ser radical faz bem. E, as mulheres brasileiras que protestam contra o nazismo, estão de parabéns pela ação de protesto.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.