quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Para modernizar nossas mentes


Falam tanto de modernizar a universidade brasileira. O que devemos modernizar mesmo são nossas mentes retrogradas de professores e professoras que “dão aula”. É comum ouvir a expressão “podem me acusar de tudo, menos de ser uma pessoa que não dá aulas”. Qual a taxa de sucesso destes professores e professoras que “só dão aulas”? Pois eu, como professor, quero não apenas a taxa de aprovação, mas, a taxa de aprendizagem dos meus estudantes. O que melhoraram? Como contribuíram, com componentes, para entender a família, a cidade, a sociedade e seus próprios lugares no mundo? Sem modernizar nossas mentes e entender o próprio papel da universidade na sociedade, não seremos capazes de mudar o mundo. Somos os responsáveis pela modernização da universidade e da sociedade. Mas, precisamos modernizar nossas mentes. Ou, o fracasso será o resultado.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.