sábado, 28 de setembro de 2013

A cruel filosofia das asas cortadas

Recebi uma dessas memes da Internet que me fez contar o coração. Eis a imagem:


E sabem o porquê de me fazer cortar o coração? Simples! Ouço mães repetirem, à exaustão, principalmente as filhas meninas, a mesma frase:"O passarinho quer voar, vou cortar tuas asas!". Deus do céu! Quanta violência é "cortar as asas de um passarinho", cuja essência é voar! Meus pais me educaram com a mesma filosofia de cortar as asas. No entanto, quando, aos 15 anos, me apareceu a chance de um voo solo, em Manaus, fui liberado. Certamente, foi a grande chance da minha vida. Com a mensagem que recebi pela Internet, passei a refazer os passos que dei, os erros que cometi. Todos, muito provavelmente, por não terem de deixado sair da gaiola até os 15 anos. em Manaus, longe dos pais, dos irmãos, dos primos. Asas cortadas, só os "cotocos", sem as penas, como voar? "Educar não é cortar as asas e sim orientar o voo". Muitas das dores que passei, muito do sofrimento que enfrentei, talvez fosse evitado se eu apenas tivesse sido orientado a voar. E não, durante 15 anos, ter as asas completamente cortadas bem na base. Errei feito um condenado. Fui condenado por errar! Talvez, só após os 45 anos, tenha começado a aprender a flanar. Alcei voos cambaleantes! Um tanto sofridos. Para chegar aqui, agora, a partir de uma mensagem acessada na Internet, concluir que o processo educacional inteiro do País e baseado na filosofia de "cortar as asas". Continuarei amanhã com o mesmo assunto. Para que reflitamos juntos, mais um pouco, sobre a crueldade deste ato simbólico de cortar asas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.