segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Gênios: estudantes com necessidades especiais

Tenho "batido" inúmeras vezes que a escola (repito, em todos os níveis) ao invés de mediocrizar os gênios deveria genializar os medíocres. Como avaliador do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep), tive de me aprofundar ainda mais sobre o tema que me incomodava há muito. Pasmem, leitores e leitoras! A dura e cruel realidade é que os gênios foram classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como estudantes com necessidades educacionais especiais. Não se trata de um problema apenas da escola brasileira: é um problema mundial. Em todos os textos legais e em quaisquer discussão sobre o tema, como por exemplo, o trata a própria OMS, o deficientes aparecem em uma ponta e os gênios foram transformados em pessoas com "Altas Habilidades/Superdotação". São tratados genericamente pela sigla AHSD. A OMS, no mundo, aponta matrículas de pessoas com "deficiências em 10%" e as com "Altas Habilidades/Superdotação em 3,5 a 5%," Não é de se estranhar que as matrículas de pessoas com necessidades educacionais especiais sejam extremamente reduzidas. Menos estranho, ainda, é que os gênios, vulgos AHSD, não passem de 5%. Oras, quem, em sã consciência, gostaria, além de ser minoria, aparecer sempre como se fosse doente? É lastimável constatar que não é apenas a escola a excluir pessoas com habilidades acima da média, mas, a própria sociedade. Não estranha que muitos gênios se recolham para fugirem da discriminação social violenta que não os deixam assumir o que são.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.