domingo, 15 de setembro de 2013

As crenças a respeito da Educação Superior

Há uma crença de que a formação da Educação Superior só se realiza se for em uma universidade. De preferência, em uma universidade pública. Primeiro federal, depois estadual e, por fim, uma municipal. Só depois dessas viriam as particulares. Como toda crença, depende mais de quem acredita nela do que a própria crença. A Universidade de São Paulo (Usp), por exemplo, em todas as classificações que se faça, é a melhor universidade brasileira. E é estadual. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sempre figura entre as três ou cinco melhores do País, também é estadual. Sem falar que entre essas cinco, certamente, constam Mackenzie e PUC, que são particulares. Portanto, a máxima de que para ter qualidade precisa ser federal é furada. A qualidade, ao que parece, porém, não depende apenas dos técnicos e professores, muito menos dos estudantes. Trata-se de um complexo conjunto de fatores que tem por base o processe de gerenciamento casado com os investimentos. Se as duas estaduais de São Paulo estão entre as melhores do País, não será pela condições econômica do próprio estado? Há um componente dessa qualidade, porém, que se materializa, muito embora não seja material, o comprometimento. E deve ser de estudantes, professores e técnicos. Sem isso, não é o fato de ser federal, estadual e municipal que a faz melhor. A melhor universidade, antes de tudo, é aquela na qual nós damos o nosso melhor.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.