domingo, 8 de setembro de 2013

A responsabilidade coletiva dos estudantes

Há uma crença entre os colegas professores e professoras de que os estudantes não podem praticar a autoavaliação porque "atribuiriam notas" acima do que merecem. Desde que ingressei na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), à revelia da Instituição, passei a praticar uma avaliação do estudante pelo estudante e do professor pelo estudante. No início, o estudante poderia escrever um texto sobre "como foi o desenvolvimento da disciplina e a atuação do professor". Era opcional assinar ou não a avaliação. Como desde o início criamos um clima de respeito mútuo, poucas foram as vezes que tive problemas no processo. Ao contrário, quase sempre ler as avaliações dos estudantes era um exercício que me ajudava a aguçar a autocrítica e tentar melhorar o desempenho e a forma como ministrar a disciplina nos períodos seguintes. Aos poucos, com a surgimento da Comissão Própria de Avaliação (CPA) parei de praticar a avaliação do professor pelo estudante. Há vinte anos, porém, mantenho a avaliação do estudante pelo estudante. Uma das notas, no final do período letivo, é atribuída pelo próprio estudante a si mesmo. No mais das vezes, são notas que, quando não batem, se aproximam da avaliação feita pelo professor. O número de estudantes que tenta se aproveitar da autoavaliação para aumentar a média é tão ínfimo que não interfere no resultado final positivo. Até hoje, a partir dos resultados da autoavaliação, não posso, jamais, dizer que estudantes são irresponsáveis. Ao contrário, é prazeroso concluir que, desde que o trabalho pedagógico seja feita ao longo da disciplina, o que se tem, ao final, é uma demonstração da responsabilidade coletiva dos estudantes.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.