sábado, 21 de setembro de 2013

A injustiça nos processos de seleção

Tenho uma tendência em acreditar que os processos seletivos existente no Brasil são, no mais das vezes, injustos. Inclusive, porque, no mais das vezes, são seleções, jamais processo. Algumas universidades hoje, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), praticam o Processo Seletivo Contínuo (PSC). São provas aplicadas ao longo dos anos do Ensino Médio, que permitem o ingresso na Universidade sem a necessidade de se realizar o vestibular. Outras, como a própria Ufam também o faz para 50% das vagas, utilizam as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso na universidade! São avanços que precisam ser ainda mais refinados para que se chegue efetivamente a um processo de avaliação e nao-apenas de medição. Talvez, assim, eliminemos, assim, as injustiças das seleções, quase sempre travestidas de processos de avaliação. A universidade e a sociedade serão as maiores vencedoras.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.