domingo, 1 de setembro de 2013

A máfia das orientações monográficas personalizadas

Há, na Educação Superior do Brasil, uma espécie de máfia dos trabalhos acadêmicos que, ao meu ver, tem poder tão criminoso quanto a falsificação de diplomas. Ao que me parece, trata-se de uma falsificação antecipada. A situação é preocupante quando professores universitários passam a atuar no "mercado negro" das monografias, pela Internet, com o que chamam de "orientações monográficas personalizadas". E-mails circulam oferecendo esse tipo de orientação para "Monografias, Artigos, Planos de Negócios, Relatórios Técnicos". Só me faltava o e-mail terminar a apresentação com uma das frases mais batidas do repertório, principalmente, das peças da propaganda de rádio: "...tudo isso e muito mais". E promete mesmo "muito mais":"definição do tema; envio de materiais; leituras; formatação; regras da ABNT; adequação ao Manual da Instituição; resenhas; revisão de literatura; referencial teórico direcionado ao tema; orientação para publicações; etc". Não me causará nenhum espanto se os anúncios evoluírem para algo assim:"Temos monografias a pronta entrega. Basta nos enviar o tema, o endereço e o cheque que você receberá o trabalho prontinho em sua residência. Não esqueça de mandar o nome da Instituição na qual defenderemos (ops, você defenderá) a monografia para que não haja nenhum tipo de erro pois não aceitamos reclamações posteriores nem devolvemos o dinheiro".


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.