sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A demagogia da Educação para a autonomia

O discurso de que se educa para a autonomia mais parece um incomensurável exercício de demagogia que a algo posto em prática por pais e professores. Lembro-me de um episódio marcante, que sempre gosto de contar em sala de aula. Participava, como instrutor, de um treinamento sobre a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN). Uma das professoras começou a discutir sobre os aspectos legais da "educação para a autonomia". Era um discurso entremeado por citações de Paulo Freire. Provocador nato como sou, resolvi pô-la à prova. E comecei a provocação:"Professora, a senhora pode me responder qual a idade do seu filho?". E ela:"Já sei! O senhor vai me dizer que devo deixá-lo levar a namorada para dormir lá em casas, essas coisas. Vou logo avisando. Eu não deixo!" Retruquei:"Não, professora! Não é isso! Eu iria perguntar à senhora, qual seria a sua reação caso o seu filho chegasse em casa e apresentasse a "namoradinha" dele de 55 anos?" Ela nem pensou duas vezes e foi logo dizendo que não permitiria um namoro desses. Nada mais a dizer!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 12/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.