quarta-feira, 26 de abril de 2017

A cultura do estupro em discussão

Os feriados prolongados de ultimamente me fizeram, por uma rara e boa coincidência, escolher séries da Internet que abordam, direta ou indiretamente, a cultura do estupro. Recolho-me e passo a assistir algumas delas, das quais merecem registro “13 reasons why” e “The Fall”. Tecerei comentários hoje sobre a primeira, “13 reasons why”. Criticada por muitos por abordar o suicídio entre os adolescentes “como a única saída”, a série, ao meu ver, aborda, como pano de fundo, não apenas o suicídio. Mais que isso, põe em evidência a “cultura do estupro” como, digamos, um enredo paralelo, fundamental para que se discuta o bullying. Creio que a série deve ser apresentada e discutida, com profundidade, nas escolas. Será essencial para que as pessoas percebam o quanto há de violência no processo educacional baseado na “autoridade do macho”. Tenhamos coragem de enfrentar a cruel realidade do suicídio com pulsão intrínseca ao ser humano. E entender que para se chegar a ele, principalmente entre os jovens, o bullying e a cultura do estupro aparecem como elementos fundamentais a serem avaliados.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.