segunda-feira, 3 de abril de 2017

A estranha resposta do novo HUGV

O exercício da democracia representativa é mesmo algo difícil de se entender. Passei o final de semana a buscar explicação para a “resposta que o novo HUGV” deu para a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Márcia Perales Mendes Silva, no segundo turno da consulta à comunidade para a escolha do novo reitor da Instituição. Confesso: minha cabeça entrou em parafuso. Por duas vezes, em 2009 e em 2013, a professora foi candidata. O HUGV era um prédio que dava vergonha: goteiras, macas espalhadas pelos cantos, sem as mínimas condições de atender dignamente os seres humanos que dele precisavam. Médicos e servidores tinham um sonho: um novo hospital. A professora se comprometeu e cumpriu. Dedicou-se diuturnamente a tirar do papel o projeto do novo HUGV: foram infindáveis reuniões em Brasília, com deputados, senadores, a cúpula do MEC para que a primeira etapa do Hospital fosse entregue na data prevista. Cumpriu o papel de gestora para o qual foi designada. Os mais radicais diriam até que “não fez do que sua obrigação”. Certamente que sim. E, certamente, quando se cumpre tanto promessas politicas quanto a obrigação, existe a esperança de que o trabalho seja reconhecido. Qual nada! Entregue o prédio, o que ocorreu? Revolta contra a Reitoria a ponto de o candidato apoiado pela professora Márcia Perales perder a consulta justamente dentro do Getúlio Vargas. Vá entender! Nas duas vezes que disputou a Reitoria, quando o HUGV era quase um cenário de guerra, vitórias contundentes. Lembrei-me, imediatamente, da mais conhecida frase do escritor, historiador e jornalista português, Alexandre Herculano: “quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais”. E ele não ficou só nessa frase conhecida. Também lapidou pérolas como: “o homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a refletir e a raciocinar”. Há porém, uma menos conhecida, porém, fundamentalmente real para quem é professor: “eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.” Nem eu, Alexandre Herculano! Nem eu! É nas coisas incompreensíveis que, talvez, estejam as grandes lições da vida. Corrigir erros e mudar de opinião é para poucos: ajuda a nos tornar mais humanos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.