terça-feira, 25 de abril de 2017

A universidade deve forma para o mundo

Volto ao tema porque ainda ouço, nos corredores, a cantilena de que “universidade está muito longe do mercado”, “não forma para o mercado” e coisas do gênero. Reafirmo uma crença antiga: a universidade não deve formar para o mercado. Porque o mercado não é o único ente do mundo, da vida. Melhor: do mundo da vida. Considerar que a universidade deve “formar mão-de-obra para o mercado” é reduzir o papel da universidade a nada. É transformá-la em uma “mera escola técnica”. À universidade cabe ousar. Inclusive, no posicionamento em relação ao próprio mercado. Não deve existir para reafirmá-lo (o mercado) como a única forma de felicidade na Terra. Ao contrário, a universidade tem o dever de ser o espaço da contestação de todo o tipo de status quo. Para que não perca a razão da sua existência.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.