segunda-feira, 17 de abril de 2017

CAPES dá novo prazo para o MCMD

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), adiou para o dia 24 de Abril o recebimento do Questionário das universidades brasileiras que desejem se pré-quallificar para participar do novo programa Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD), que substituirá o Ciências sem Fronteiras (CSF). Agora, as instituições deverão apresentar até o dia 24 de abril, o formulário preenchido exclusivamente pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Com o novo Programa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pretende evitar os erros cometidos no Ciência Sem Fronteiras, bem como aumentar o controle de o que é estudado por quem vai ao exterior participar do Programa. Quem não apresentar o Planejamento Institucional não poderá nem concorrer ao Edital do Programa Mais Ciência, Mais desenvolvimento. Para o Plano Institucional de Internacionalização as IES devem as áreas do conhecimento estratégicas da instituição. Estas áreas terão prioridades de bolsas. Devem indicar, também, quais as universidades do exterior são prioridades para convênios (exigência é de que estejam entre as 150 melhores do mundo) e quantas bolsas cada instituição pretende receber nos próximos quatro anos, dentro outras coisas, tais como o estabelecimento de metas de internacionalização para os próximos quatro anos.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.