sexta-feira, 7 de abril de 2017

Conquistas reconhecidas e começo preocupante

Hoje, dia 07 de abril de 2017, quando o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), se reúne para confirmar o resultado da consulta à comunidade para a Reitoria, no quadriênio 2017-2021, um dos mais contumazes apoiadores da Chapa 33, em tom irônico e de tentativa de crítica ácida, publica várias fotos de um evento do Instituto de Ciências Exatas (ICE), realizado no “Centro de Convivência do mini-campus”, no dia 08 de agosto de 2007. Professores e professoras do ICE reivindicavam melhores condições de trabalho. A professora doutora Márcia Perales Mendes Silva, que assumiu a UFAM em julho de 2009 e a entregará em junho de 2017 ao novo reitor, Sylvio Mário Puga, tem equívocos durante o período? Certamente: todos erramos. As conquistas e o avanços da UFAM, no entanto, são incomensuravelmente maiores. Tão maiores que os próprios professores (e professoras) do ICE podem, honestamente, por a mão na consciência e recordar o que era a sua unidade em 2009 e o que ela é hoje. Faça isso, professor, professora e TAE. Verifique o que era a sua unidade em 2009, sua condição de trabalho e o que é hoje. Cada um de nós poderia fazer o mesmo. Talvez assim, ainda que tardiamente, consigamos fazer justiça a um grupo que durante os últimos anos, conduziu a Instituição. Por outro lado, preocupa-me profundamente que o reitor eleito, antes mesmo de assumir, seja obrigado a desautorizar um dos seus maiores apoiadores, que passava o dia inteiro na frente da UFAM balançando uma bandeira, durante a campanha para a consulta. Chegou a mim, por meio de uma das redes sociais, uma correspondência dita “da Comissão Organizadora da Chapa 33”, assinada por um senhor chamado João Garcia de Carvalho, dirigida à gestora da ADAP Conservadora, na qual apresenta a chapa vencedora e solicita “o empréstimo de 50 mesas, com cadeiras e 10 sacos de gelo de 50kg” para a Festa da Vitória, que ocorrerá na noite de hoje, na Assua. Não demorou e recebi o conteúdo de uma nota distribuída aos apoiadores pelo reitor eleito, Sylvio Puga:
“Prezados Colegas e Apoiadores da Chapa 33.
Tomando conhecimento de alguns procedimentos ocorridos após a Vitória da nossa chapa 33 que elegeu os Professores Sylvio Puga - Reitor e Jacob Cohen - Vice-Reitor, comunicamos a todos que ninguem está autorizado a utilizar o nome da Chapa 33 ou nome dos nossos futuros dirigentes para quaiquer negociações em nome da Chapa.
Outros sim comunico que qualquer documento da chapa é emitido em Papel Timbrado da Chapa e assinado por um dos candidatos eleito e/ou Coordenação Geral da Campanha.
Sylvio Puga”
Meu desejo é que o novo reitor não seja obrigado a gastar todo o tempo da sua administração a desmentir apoiadores que “candidamente” façam constantes “pedidos” às empresas fornecedoras da UFAM, para festas extraoficiais regadas a comidas e bebidas como o é o evento para o qual o pedido foi feito. Que ele mantenha a postura de condenar pedidos como estes. Aliás, mais que isso, que proíba, peremptoriamente, este tipo de prática, crime grave tipificado no Art. 317 do Código Penal como “corrupção passiva”, cuja pena prevista varia de dois a 12 anos de prisão. Vida longa para a UFAM, sorte aos novos gestores!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.