sábado, 19 de setembro de 2015

A maturação de um doutor

Qual é o tempo de maturação de um doutor? Sou daqueles que acredita que existem doutor que nasce, cresce, vive e nunca amadurece. É o tipo de pergunta cujas respostas podem ser das mais variadas. Quando ainda não e era o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sempre que se discutia a questão da qualidade dos programas de Pós-graduação, dizia: ”se eu tiver um professor comprometido, entrego um curso nota 5”. Em primeiro ligar, não basta ser doutor. Durante muitos anos, o doutorado foi uma forma de se “engordar” salários sem a menor correlação com a Pós-graduação. Felizmente, parece que esta época foi superada. Não é verdade que se deva ser “produtivista”. Mas também, não é verdade que não se deva produzir nada em tempo algum. Um professor-doutor que não tem responsabilidade e comprometimento com a instituição que atua enxerga o título apenas como mais uma oportunidade de “engordar” o que recebe ao final do mês. A maturação de um doutor não é meramente política ou acadêmica. Precisa ser, também, baseada em o que publica. E isso não pode ser confundido com produtivismo. O que não se pode admitir é um doutor não faça mais nada após receber o título. Muitos dos que atacam o chamado “produtivismo” são professores que saíram para cursar doutorado, usaram os recursos públicos e não defenderam vossas dissertações ou teses. Tivessem o mínimo de coerência, não cobrariam comportamento ética de ninguém. Afinal, cometeram o crime de desídia e não o assume. E são muitos. E não amadureceram. Preferem investir no discurso de que o Estado é o único culpado pelos problemas da Educação no País. Quem sai para fazer um mestrado ou um doutorado e não defende a dissertação ou tese não tem moral para falar de ninguém. É de uma irresponsabilidade que não se pode nem qualificar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.