quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mudança radical na Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC) apresentou a proposta de currículo único para a Educação Básica do País. Serão realizadas audiências públicas até dezembro para que, das discussões e propostas apresentadas, se tenha uma base para a Educação no País. A ideia basilar da proposta é que a Educação Básica seja dividida em quatro grandes eixos, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, como já ocorre no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Cada uma dessas grandes áreas será desdobrada em disciplinas. De toda a estrutura, 60% será única e 40% poderá ser regionalizada. Reconhecer diferenças regionais e a complexa diversidade cultural brasileira é fundamental, no entanto, não se pode fazer uma Educação de qualidade sem que haja uma estrutura básica pré-definida. Caso não sofra grandes modificações, a proposta do MEC poderá mudar radicalmente não apenas a Educação Básica, mas, a Educação brasileira em todos os níveis.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.