sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Com uma mão na frente e outra atrás

Desde a infância ouço o que se convencionou chamar de expressão idiomática “com uma mão na frente e outra atrás”. Das explicações que encontrei, nenhuma foi capaz de me convencer plenamente. Há explicações relacionadas ao fato de o ladrão deixar você “com uma mão na frente e outra atrás”, ou seja, levar tudo (no meu entendimento, inclusive as vestes). Se você disser que o Fulano é um liso, que vive “com uma mão na frente e outra atrás”, você quer reduzi-lo ao mais alto grau de pobreza, modernamente, de vulnerabilidade social. A expressão aplica-se, também, àquela pessoa que entrou em uma disputa com algo, perdeu o que tinha e ainda tiraram mais de o quê se tinha. Diz-se que o Cicrano entrou saiu da disputa “com uma mão na frente e outra atrás”. Com quem reivindica acontece o mesmo: dependendo de o que se pede, a derrota é certa. A saída, no mais das vezes, é “com uma mão na frente e outra atrás”. É como se significasse que o rei está nu. Que o líder levou seus liderados à derrota vergonhosa por um erro de avaliação. Lutar tem dois riscos: perder ou ganhar. Entrar em uma disputa, porém, com a certeza de que a possibilidade de sair “com uma mão na frente e outra atrás” é real não faz sentido. Particularmente, confesso, que sempre associo a imagem a alguém (ou a algum grupo). E quando faço isso, os fatos e a história demonstram que “o rei está nu”. E para sair correndo e esconder a sua vergonha (individual ou coletiva) só existe uma forma: por uma mão na frente e outra atrás, proteger as partes mais “sagradas” do corpo e desandar a correr. É uma forma de tentar demonstrar aos demais uma capacidade de reagir que não existe. E não há como existe porque as mãos estão ocupadas, Avaliar criteriosa e friamente uma conjuntura é crucial para se entrar em uma disputa. Sob pena de ao final, você ter de atravessar a cidade “com uma mão na frente e outra atrás”, mas, nem poder levantar o punho para comemorar sob pena de todos perceberem a nudez que se tenta esconder.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.